sábado, 7 de novembro de 2015

COBERTURA XI PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA

A Mostra Competitiva Nacional do Panorama contou, em cada sessão com dois curtas e um longa-metragem. No primeiro dia (quinta-feira, 28), filmes com aspecto documental que tocam o espectador mostraram que o festival prometia muita coisa.



Com uma câmera na mão, um garoto filma tudo o que vê pela frente. Seria o futuro Godard? Ou Glauber Rocha? Ou seria o americano Orson Welles? Ou Dreyer, Truffaut, Bergman? Apesar de algumas características documentais, o curta Outubro acabou, que abriu a competitiva nacional na noite de quinta-feira (28) não é a biografia de nenhum grande cineasta. Ou seria um pouco de todos? Com planos curiosos, compostos de forma muito artificial e alternando entre o irritantemente harmônico e o não convencional, o filme de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes parece a representação de como todo cineasta se torna uma criança curiosa e sedenta quando encontra uma câmera e decide realizar seus filmes. Apesar de um ritmo agradável, com pontos bastante engraçados e sensíveis, o filme não é o tipo de realização que celebra a sétima arte que conquistará um público que não tenha uma paixão pelo cinema semelhante ao protagonista. Uma pena.


Filmado na Ceilândia, a cidade mais violenta e precária do Distrito Federal, Meio fio, de Denise Vieira, foi o segundo filme da noite. A realidade de um bairro com casas populares mostrado no primeiro plano do filme contrasta com os planos saturados e quase lúdicos da rádio onde a protagonista trabalha. Como em nosso cotidiano, o curta  se diverte com o trágico, brinca com personagens que sofrem por amor, pela falta dele, pela perda, pelas decepções. A câmera na mão que acompanha a protagonista e os diálogos sempre muito realistas conferem ao curta um caráter documental interessante, à medida que o espectador se questiona sobre as situações em que os personagens se encontram. Meio fio também é uma oportunidade bastante boa para ressaltar como as personagens femininas fortes e decididas estão ganhando espaço no cinema brasileiro.


Outro filme que merece destaque pela representatividade feminina é o longa da noite: Olmo e a Gaivota, novo filme de Petra Costa. Com este, Petra continua mostrando a que veio e traz mais um filme notório para o cinema brasileiro. Aqui, a personagem feminina da vez é uma atriz de teatro que engravida do marido e tem que enfrentar essa nova fase da vida. Interessante observar como o enredo proposto por Petra não dramatiza a situação de Olivia, a protagonista, nem apenas glorifica a maternidade. Petra pesa tudo na balança e aborda o tema da gravidez como ele realmente é: um tema delicado e cheio de controvérsias. Há felicidade, claro, mas também, estão presentes os questionamentos, os medos e os anseios de uma mulher que vê sua vida prestes a mudar devido à gravidez.
E logo no início do filme, quando Petra já havia conquistado o espectador com seus personagens fortes e muito verdadeiros, surpreende-se quando Olivia, enclausurada em seu apartamento por problemas na gravidez, volta-se à câmera e responde uma questão feita por quem está atrás dela. O filme, que já possuía uma câmera na mão que se permitia movimentos muito sutis, ganha mais características documentais e momentos de total ficção são compensados com depoimentos tocantes da protagonista e conversas com quem está atrás da câmera. Conversa-se, no final das contas, com o espectador. Para diversificar esses dois momentos, o trabalho com o som estabelece uma trilha sonora muito diferenciada para os momentos dos depoimentos. Claro que essa estética não irá agradar a todos os espectadores do longa. Incomodará, inquietará. Mas que seja Petra, com toda sua sensibilidade, a causar essas emoções pela diversificação do cinema nacional, que, um dia, será muito bem aceita, muito bem-vinda.



Se há algo de que o Panorama Internacional Coisa de Cinema pode se orgulhar muito é a forma como a curadoria consegue reunir filmes que dialoguem uns com os outros em uma mesma sessão. Os aspectos documentais e as sensações de desconforto causadas pelos filmes da noite de quinta-feira fazem da primeira sessão do festival mais uma que segue essa regra. E que bom que seja assim. Além disso, os filmes da noite foram muito bem selecionados para que os espectadores (que lotaram duas das salas onde a sessão foi exibida) saibam que muito ainda está por vir. E claro, é bom ver, em uma competitiva nacional com 16 curtas e oito longas, quatro curtas/médias e três longas serem dirigidos por mulheres. Três desses sete, foram apresentados na sessão de quinta, momento em que mulheres fortes e que vem ganhando destaque no cinema nacional foram representadas e homenageadas de forma digna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: