sexta-feira, 17 de julho de 2015

A CARNE MAIS BARATA DO MERCADO (AINDA) É A CARNE (DA MULHER) NEGRA


“A minha carne negra já está cansada de ser presa, de viver debaixo do papel preto, de lixo. Tudo que acontece é a minha carne negra. Tudo que acontece é minha carne negra.  Vamos dar um basta e ta na hora de acabar com a violência. A violência. A violência. Nós vivemos hoje num país de guerra e não tomamos conta. Estamos esperando o que? Esperando o que mulheres do meu país? As matriarcas. Vamos à luta, vamos à luta! Precisamos de liberdade. Paz, paz. Vamos à luta! Arrebentar, arrebentar essas correntes. Tirar as grades de nossas portas. A liberdade, o direito de ir e vir. Saber que seu filho volta pra casa. A liberdade, a liberdade à minha carne negra! Negra, negra negra, negra, negra, negra. A minha carne negra. Negra. Negra. Justiça. Negra. Negra.  Chega de ter menina de 13 anos levando tiro. Negra!”.
Elza Soares, 2007


Vive-se um momento de crise no mundo todo. Ninguém está seguro e livre do que está acontecendo. Ao mesmo tempo, vive-se em um mundo globalizado. Nunca o direito de ir e vir esteve tão propenso a ser garantido devido às tecnologias disponíveis para comunicação e locomoção. Entretanto, a intolerância parece imperar. Intolerância para as religiões, para os gêneros, para as sexualidades, para os posicionamentos políticos e sociais. Intolerâncias desmedidas, injustificáveis, retrógradas, absurdas, inaceitáveis. Como sempre, negros estão no foco de grande parte dos intolerantes. Como sempre, mulheres estão no foco de grande parte dos intolerantes. Mulheres negras, então, nem se fala. São elas algumas das pessoas que mais sofrem com preconceitos e com desigualdades. As lutas femininas negras, porém, vem ganhando cada vez mais espaço no globo. Mulheres com fibra e coragem estão enfrentando a sociedade machista e racista na qual foram criadas. Leis que contribuem para que as mulheres negras lutem também foram criadas. Mas isso não é o suficiente. Ainda é preciso lutar muito.
No dia 25 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Mulher Negra. Apesar de ser um dever do mundo agradecer às mulheres negras todos os dias, o blog faz, durante os próximos dias, uma homenagem para as mulheres negras envolvidas no audiovisual. A primeira homenagem será com uma lista de músicas cantadas por mulheres negras que se destacaram nos últimos 100 anos. Na sequência, entrevistas realizadas nos últimos anos com mulheres negras e textos que relacionam a mulher negra e o audiovisual escritos por mulheres negras. Abaixo, segue uma lista de mulheres cantoras negras que se destacaram ao ter suas vozes em alguma música de algum filme para cinema, músicas que, a partir do filme, ganharam ainda mais o gosto do público. O maior critério, entretanto, é pela luta dos direitos civis que essas mulheres participaram, cada uma lutando, e incentivando outras mulheres, por um mundo onde as mulheres negras sejam devidamente respeitadas e valorizadas.      


Aretha Franklin - Respect (Otis Redding), Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994), de Robert Zemeckis
Aretha Franklin, a Rainha do Soul ou Dama do Soul, era filha de um pregador da Igreja Batista que se tornou muito popular ao construir sua própria congregação, recebendo visitas de pessoas famosas e ligadas à música gospel e soul. Assim, Aretha começou a ser influenciada. Não demorou muito para que a jovem chamasse a atenção. Prestes a completar 20 anos, Aretha começou sua carreira como cantora de jazz. Um tempo depois, Aretha se livrou dos padrões estéticos, assumiu o black power e  lançou Respect, canção que a popularizou mundialmente e que, mais tarde, virou um hino dos direitos civis e do feminismo. Como um dos nomes mais famosos da música, Aretha, uma mulher negra, passou a defender os direitos civis dos negros e apostar nos novos talentos jovens da música americana. Segundo Aretha, nunca foi sua intenção impulsionar o feminismo, mas fica feliz em tê-lo feito inconscientemente, e hoje, apoia a causa.


Billy Holiday - Strange Fruit (Lawis Allan), 9 ½ Semanas de Amor (1986), de Adrian Lyne
Strange Fruit, de Lewis Allan, é uma canção de 1939 que revela a história de um negro linchado e condenado ao racismo em um Estados Unidos ainda segregado. A música ficou famosa ao ser interpretada por Billie Holiday, que nasceu de uma mãe com apenas 13 anos de idade, foi abandonada pelo pai ainda bebê, foi abusada sexualmente, trabalhou de forma inaceitável, foi prostitua, casou com um marido abusivo, sofreu violência de músicos com quem trabalhou, teve que comer nos fundos dos locais onde trabalhava por ser negra, foi viciada em álcool e heroína e morreu com apenas 44 anos na cama de um hospital e sob prisão domiciliar. Ainda assim, Billie dominou sua voz sem nenhum ensinamento prévio, ouvindo grandes cantores desde que conheceu o saxofonista Kenneth Hollan, com quem começou a cantar profissionalmente. A cantora, sem duvidas, encabeçou o movimento dos direitos civis femininos negros nos EUA ao se arriscar como artista. Billie teria completado cem anos em 2015 e, apesar de ter vivido apenas 44, é vista por alguns como a maior e mais influente cantora da história do jazz. Aqueles que discordam, a veem como a maior cantora da história da música. 


Diana King - I Say a Little Prayer (Burt Bacharach e Hal David), O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997), de P. J. Hogan
Descendente de indianos e africanos e nascida em 1970 na Jamaica, Diana King é uma cantora que mescla o R&B contemporâneo, o reggae e o pop numa voz poderosa, afiada, sexual, com letras nervosas e provocativas. Aos 41 anos, King assumiu sua homossexualidade e admitiu não tê-lo feito anteriormente por medo do desconhecido e pelo que isso causaria em sua carreira, família e amigos. Segundo ela, entretanto, “não é meu trabalho fazer a vontade dos outros... Neste momento na minha vida não me importo com as coisas que me assustam mais”. Nos últimos anos, Diana tem usado suas páginas em redes sociais, como o Facebook e o Twitter, para defender os direitos iguais a negros e homossexuais, bem como a liberdade de todo ser humano.


Dionne WarwickWalk on By (Hal David e Burt Bacharach), Um Tiro para Andy Warhol (1997), de Mary Harron
Walk on By foi composta especialmente para Dionne Warwick, que a gravou em 1963 e foi lançada no ano seguinte.  Na década de 1980, a cantora já demonstrava grande apreço pelas questões humanitárias, participando de duas músicas beneficentes: We Are the World, fazendo parte da USA For Africa, e That’s What Friends Are For. Grande admiradora da música brasileira, Dionne possui casas no Brasil e é engajada na luta em prol dos direitos humanos. Dionne possui um projeto no Vidigal, no Rio de Janeiro, que luta por mais educação e pela redução da pobreza. Em 2010, ela e o filho, David Elliott, participaram de um movimento social “em prol do direito a busca da felicidade”. No mesmo ano, foi concedido o título de cidadã honorário do município do Rio de Janeiro à doutora em Educação Musical desde 1973.


Ella Fitzgerald - It's de-Lovely (Cole Porter), Trapaça (2013), de David O. Russell
Filha de pais que nunca casaram e vivendo com um o padrasto que a maltratava, Ella teve infância e adolescência conturbadas, especialmente, após a morte da mãe, quando acabou trabalhando em um bordel e em uma casa de apostas de jogo de números, foi presa e enviada a um reformatório, de onde fugiu e passou a viver nas ruas. Acabou sendo internada em um asilo para jovens de cor. Aos 17 anos, Ella começou sua carreira como cantora em teatros de variedades interpretando músicas populares da época. A cantora, assim, tornou-se uma das cantoras mais conhecidas e adoradas da década de 40 representando as mulheres no jazz. Com carreira de 59 anos, 14 prêmios Emmy e duas medalhas de honra de diferentes presidentes estadunidenses, Ella, a “primeira dama da música”, é considerada, por muitos, a maior cantora do século XX. Ella tinha voz doce, mas pulso filme e se defendia como mulher e negra, prezando pela igualdade e a liberdade.


Elza Soares - Paciência (Lenine), Estamos Juntos  (2011), de Toni Venturi
Segundo a própria Elza, ela nasceu mulher, negra e pobre, nada podia ser mais desanimador. A mulher que pode ser tudo ou nada, foi uma das figuras mais desejadas da década de 1960 no Brasil. Elza, como a maioria das mulheres negras do mundo, teve uma infância complicada, e se tornar uma estrela não fez sua vida virar um céu. Após perder alguns filhos – começou a ter filhos aos 13 anos -, Elza casou com o jogador de futebol Garrincha e passou a ser apontada pelo mundo todo. Ela era uma negra, uma mulher, uma cantora em início de carreira que fez o craque se separar da esposa para ficar com ela. Segundo Elza, a mulher, a negritude e o mundo gay são a minorias mais afetadas na sociedade, e é por elas que Elza luta no dia-a-dia, utilizando, até hoje, sua influência e sua voz – cantando ou falando/gritando – para lutar pela igualdade e pela democracia.


Gloria GaynorI Will Survive (Dino Fekaris e Freedie Perren), de Priscilla – A Rainha do Deserto (1994), de Stephan Elliott
Gloria Gaynor nasceu em 1949. Seu primeiro contrato foi assinado em 1968 e, em menos de uma década, já era conhecida no mundo todo como uma grande artista. Mas foi em 1978, que Gloria ganhou o mundo com a música I Will Survive, o hino da resistência feminina que logo virou o maior hino gay da história, especialmente por sua relação com o filme Priscilla – A Rainha do Deserto. A canção composta por dois homens, conta a história de uma mulher que é deixada pelo marido e lhe manda o recado de que não precisa mais dele, e é uma das músicas populares mais tocadas no cinema. A Rainha do Disco, desde essa época lutava pelos direitos civis de mulheres e negros, usando, como tantas outras, sua popularidade para garantir que sua voz seria ouvida, ou, pelo menos, que poderia fazer os demais pesarem um pouco.   


Margareth Menezes - Protesto do Olodum Lá Vou Eu (Tatau), Ó Paí, Ó (2007), de Monique Gardenberg
Margareth Menezes nasceu em Salvador, filha de uma doceira e costureira e um motorista. Seu avô tocava violão e, desde cedo, a cantora teve muito incentivo musical. Durante a adolescência, ainda participou de aulas de teatro em sua cidade natal. Com a música Faraó – Divindade do Egito, Margareth despontou como cantora nacional e caiu na graça do público e dos grandes músicos brasileiros. Cantando sobre a cultura brasileira, sobretudo baiana, e sobre a história negra, Margareth nunca abandonou suas raízes e se tornou um símbolo cultural importante para o Brasil todo. A música, dessa forma, foi usada pela artista como forma de apontar a importância de se valorizar o negro e a cultura nordestina, ambos alvos certos do preconceito. Além disso, Margareth encabeça o Movimento Afro POP Brasileiro e criou a Fábrica Cultural na Cidade Baixa em Salvador, projeto que leva a cultura para a população em massa da região. A artista acredita, e aposta, assim, na juventude do nosso país, defendendo que é preciso que as consciências de cada um estejam iluminadas para que o Brasil mude.

Nina Simone - Feeling Good (Leslie Bricusse e Anthony Newley), Os Intocáveis (2011), de Olivier Nakache e Eric Toledano
Eunice Waymon, foi descoberta por uma professora de piano na igreja de sua comunidade. A professora, branca e de classe alta, convidou a menina para aulas em sua casa, no bairro branco e de classe alta da professora, em um Estados Unidos ainda segregado. A pequena Eunice, entretanto, não se deixou abalar e completou seus estudos, sendo a primeira negra a ingressar na Julliard School. Mas Eunice não tinha dinheiro para se sustentar e começou a tocar piano em bares, onde foi obrigada a cantar para segurar o emprego. Foi quando surgiu Nina Simone (Nina vinha de “niña”, apelido ganhado de um namorado, e Simone vinha da atriz francesa Simone Signoret). Nina era casada com o marido e agente, que a violentava, humilhava e roubava. Apesar disso, a fama veio em 1958 com  I Love You, Porgy, e Nina ficou conhecida com uma mulher de temperamento forte que lutava pelos direitos civis de negros e mulheres. Enaltecer e negritude e defender as mulheres, foram, assim, seus maiores objetivos até sua morte.  


Tina Turner - GoldenEye (Bono e The Edge), 007 Contra GoldenEye (1995), de Martin Campbell
Única música composta originalmente para um filme da lista, GoldenEye foi composta e escrita por Bono e The Edge e gravada, originalmente, pela própria Tina Turner. A rainha do rock, como ficou conhecida, tornou-se ícone black, pop e rock. Em sua autobiografia, Turner revelou que viveu agressões físicas de seu ex-marido e mentor musical, Ike Turner. As declarações acerca da violência sofrida na segunda metade da década de 1970, serviram de alerta para muitas mulheres e passaram a servir de exemplo para lutas em prol da igualdade sexual. No cinema, Tina também foi destaque ao participar do longa Mad Max – Além da Cúpula do Trovão.


Zezé Motta - Miragem de Carnaval (Caetano Veloso), Tieta do Agreste (1996), de Carlos Diegues
Zezé Motta nasceu no Rio de Janeiro e aos 20 anos estreou Roda-Viva, peça de Chico Buarque. Apesar de uma carreira excelente desde o início, foi perto dos trinta anos que eternizou a personagem Chica da Silva, no filme homônimo que conta a história da escrava alforriada que casou e teve filhos com um homem branco e rico. Como tantos outros negros, Zezé nasceu em uma família pobre e teve de lutar para ter seu lugar na cultura brasileira. Assim, a atriz, cantora e ativista, foi uma das primeiras artistas brasileiras negras a mostrar a cara e defender os direitos feministas e dos negros com pulsos firmes. A fama e o gosto do público fizeram com que Zezé também se tornasse uma das mulheres mais ouvidas de sua geração no combate ao racismo e aos mecanismos de exclusão socioeconômica e política dos negros na sociedade contemporânea.  Zezé já ocupou os cargos de presidente de honra do CIDAN (Centro de Informação e Documentação do Artista Negro) – fundado por ela em 1984 - e de superintendente da Igualdade Racial do Governo do Rio de Janeiro.  

BÔNUS: ELZA SOARES CANTA A CARNE

Como faixa bônus, Elza Soares cantando a música de Seu Jorge, A Carne, uma das músicas símbolo da luta negra por igualdade no Brasil. Destacando, claro, o momento em que Elza expressa sua indignidade e lembra que mais barata ainda que a carne negra, é a carne da mulher negra. Confira o vídeo da memorável interpretação de Elza em seu show em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: