terça-feira, 9 de dezembro de 2014

VENCEDORES DO PRÊMIO NATIONAL BOARD REVIEW 2014


Fundado em 1908, o National Board Review tinha como objetivo protestar contra a censura imposta pelo o prefeito de Nova York, Gergo B. McClellan em relação a licenças de exibição de filmes. Ao lado de importantes distribuidoras da época – Edison, Biograph, Pathé e Gaumont -, Marcus Loew liderou proprietários de cinema para que fosse criada a organização que defendia a não censura dessa nova “arte do povo” que estava transformando a vida cultural da América e de todo o mundo.
Dentre os filmes agraciados com o prêmio ao longo desses 105 anos estão “Cidadão Kane”, de Orson Welles, “As Vinhas da Ira” e “Depois do Vendaval”, de John Ford, “Consciências Mortais”, de William Wellman, “Ladrão de Bicicleta”, de Vittorio DeSica, “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder, “Um Lugar ao Sol”, de George Stevens, “Manhattan”, de Woddy Allen, e “Império do Sol”, de Steven Spielberg. Nos últimos dez anos, alguns dos filmes destacados pela National Board Review foram “Coração valente”, de Mel Gibson, “Sling Blade”, de Billy Bob Thornton, “Gênio Indomável”, de Gus Van Sant, “A Vida é Bela”, de Roberto Benigni, “Beleza Americana”, de Sam Mendes, “Onde os Fracos Não tem Vez”, de Joel e Ethan Coen, todos esses, vencedores, também, do Oscar melhor filme. Alguns dos atores premiados pelo National Board Review foram: Hilary Swank, Julia Roberts, Halle Barry, Jamie Foxx, Sean Pean, Helen Mirren, Forest Whitaker.
O National Board Review tem, hoje, como principal objetivo, honrar o passado cinematográfico e celebrar o futuro da Sétima Arte. Contribuir para esse futuro é, também, uma das prioridades da fundação. Uma das formas de incentivar o cinema é estender a mão para a comunidade cinematográfica da cidade de Nova York com uma série anual de seminários educacionais livres e abertos ao público. Além disso, este ano, a National Board Review concedeu subsídios para estudantes de cinema de oito escolas, além, de contribuir para The Children’s Aid Society, The Ghetto Film School, Reel Works Teen Filmmaking e Educational Video Center. Os programas da associação também têm ajudado jovens cineastas a finalizar seus projetos e exibi-los no mundo todo, incluindo festivais como de Sandance, Slamdance, Telluride, New Directors/New Films. Alguns desses cineastas já venceram, inclusive, o Student Academy Awards, premio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para jovens cineastas. Fique ligado nas indicações do Oscar desse ano que saem no dia 15 de janeiro e acompanhe os vencedores ao vivo na página do Facebook do blog em tempo real no dia 22 de fevereiro! Abaixo confira os vencedores do Prêmio National Board Review 2014.

VENCEDORES DO PRÊMIO NATIONAL BOARD REVIEW 2014
Melhor Filme: A Most Violent Year
Melhor Direção: Clint Eastwood, por Sniper Americano
Melhor Direção Estreante: Gillian Robespierre, por Obvious Child
Melhor Ator: Oscar Isaac, por A Most Violent Year / Michael Keaton, por Birdman
Melhor Atriz: Julianne Moore, por Para Sempre Alice
Melhor Ator Coadjuvante: Edward Norton, por Birdman
Melhor Atriz Coadjuvante: Jessica Chastain, por A Most Violent Year
Melhor Ator Revelação: Jack O’Connell, por Invencível e Stareed Up
Melhor Roteiro Original: Phil Lord e Christopher Miller, por Uma Aventura LEGO
Melhor Roteiro Adaptado: Paul Thoman Anderson, por Vício Inerente
Melhor Filme Estrangeiro: Relatos Selvagens
Melhor Animação: Como Treinar o Seu Dragão 2
Melhor Documentário: Life Itself – A Vida de Roger Ebert
Melhor Elenco: Corações de Ferro
Prêmio William K. Everson: Scott Eyman
Prêmio Spotlight: Chris Rock, por Top Five (ator, diretor e roteirista)
Melhores Filmes: Sniper Americano, Boyhood – Da Infância à Juventude, Corações de Ferro, Garota Exemplar, O Jogo da Imitação, Vício Inerente, Uma Aventura LEGO, O Abutre e Invencível
Melhor Filmes Estrangeiros: Força Maior, Gett: The Trial of Vivian Amsalem, Leviathan, Dois Dias, Uma Noite, Nós Somos as Melhores!
Melhor Documentários: Art and Craft, Jodorowsky’s Dune, Keep on Keepin’on, The Kill Team e Vietnã: Batendo em Retirada
Melhores Filmes Independentes: Blue Ruin, Locke, O Homem Mais Procurado, Mr. Turner, Obvious Child, The Skeleton Twins, Expresso do Amnhã, Stand Clear of the Closing Doors, Para Sempre Alica

*Partes do texto foram traduzidas e adaptadas do site oficial da National Board Review

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: