domingo, 23 de novembro de 2014

HOUSE OF CARDS – Parte II - PERSONAGENS

Em House of Cards, um elenco composto por estrelas e atores com pouco experiência compõe uma turma inteligente, sutil, natural e muito bem vinda para essa produção Netflix, tornando uma realização feita para a internet uma série tão imponente quanto qualquer outra grande produção para a televisão.


CONFIRA A PARTE I: ANÁLISE AQUI
CONFIRA A PARTE III: TEMPORADA POR TEMPORADA AQUI


Francis Underwood (Kevin Spacey): Francis, como já foi dito, é um homem sedento pelo poder. Nada no mundo parece mais importante que conquistar o poder. Para isso, Francis não mede esforços, não traça limites. A construção do personagem feita por Spacey resulta em um dos melhores trabalhos de interpretação dos últimos anos (seja na televisão, na internet, no cinema). Spacey se entrega totalmente a Francis e nos conquista como um clássico anti-herói. As expressões corporais e faciais do ator e sua naturalidade são o ponto forte da interpretação.


Claire Underwood (Robin Wright) Claire é uma mulher serena, comedida e sempre muito sutil. Aparentemente, a personagem representa aquelas esposas de homens ricos e poderosos que se submetem a tudo o que o marido exige. Por trás do rosto bonito e calmo, entretanto, Claire, de uma forma ou outra, tem Francis nas mãos. Ao lado dele, Claire compõe uma dupla imbatível que há muito já deixou o convencional de lado para se entregar a uma vida muito específica. A interpretação de Wright é sublime, brilhante. Assim como Spacey, a atriz construiu uma personagem memorável, com características muito próprias e uma personalidade muito forte. Diferente daquele personagem, entretanto, Wright criou uma mulher rígida e com poucas expressões (o que é proposital e positivo, levando em conta o machismo estadunidense).


Doug Stamper (Michael Kelly): Doug, o fiel escudeiro de Francis, faz parte desse jogo de interesses do patrão. Ex-alcoólatra, Doug está sempre ao lado de Francis, fazendo tudo o que é preciso para que este, e, por consequência, ele mesmo, sempre esteja por cima da carne seca. Talvez Doug seja o personagem mais enigmático de toda a série. E todo esse enigma só é construído graças a uma interpretação sutil e muito discreta de Michael Kelly, que chega a fazer o espectador esquecer da existência de seu personagem em alguns momentos da trama – uma referência a discrição que, obviamente, Francis exige do subalterno.


Presidente Garrett (Walker Michael Gill): Garrett é um presidente um tanto inseguro e bastante inexperiente. Cabe aos homens e mulheres que o líder escolheu para estarem ao seu lado ajudá-lo em suas tarefas. Apesar de uma interpretação ótima de Gill, a forma estúpida como o personagem é mostrado descaracteriza um pouco a figura de um presidente. Por outro lado, Garrett é, também, um deboche aos chefes de estado do mundo todo, sempre demonstrando ao povo que estão muito bem em sua sala presidencial, mas possuindo uma vida prestes a ruir por trás das cortinas da Casa Branca.


Zoe Barnes (Kate Mara): Rachel, a jornalista, é o tipo de pessoa que confunde coragem com imprudência. O tipo de jornalista que acha que possuir uma ou outra informação sobre essa ou aquela pessoa significa tê-la nas mãos. Rachel é o tipo de jornalista inexperiente. Francis, obviamente, consegue manipular essa personagem o tempo todo. Não sei dizer se é a falta de bom senso de Zoe ou a atuação sem graça de Kate Mara (não sabemos distinguir quando a personagem está cansada ou excitada), mas não vemos a hora de Francis, finalmente, dar um basta em sua relação com ela.


Peter Russo (Corey Stoll): Peter Russo é um alcoólatra que tenta se regenerar, mas fracassa o tempo todo. Apesar disso, Russo é um homem íntegro e que deseja fazer o bem para seu país. Francis, entretanto, sabe usar os homens e suas fraquezas e resove testar essa habilidade em Russo, promovendo-o como governador. Corey Stoll é mais um presente maravilhoso da série, representando, com perfeição, o homem que luta contra seus vícios, luta para ter o amor de seus filhos, luta pelo apoio de seu país, mas que fracassa em tudo por fazer escolhas erradas (ou fáceis).


Edward Meechum (Nathan Darrow): Meechum é o segurança oficial de Francis antes de ele se tornar Presidente dos Estados Unidos e depois disso. Em uma das cenas mais interessantes da série, Claire atrai Meechum para a teia dos Underwood e ela e Francis tem uma noite um tanto carnal com o segurança. Darrow apresenta a mesma característica de Michael Kelly: a transparência. E isso ainda pode ser visto em outros vários personagens da série, trabalhadores, homens e mulheres que sabem que é melhor não serem muito notados pelos demais para cultivarem sempre a confiança dos mais fortes.


Linda Vasquez (Sakina Jaffrey): Linda está tão envolvida nesse jogo sujo de Francis quanto qualquer outro ser humano que pisou e resolveu trabalhar na Casa Branca. É ela quem se torna Chefe de Estado no lugar de Francis, o que faz o protagonista se aproximar ainda mais dela. Linda tem origens cubanas e, por isso, acaba representando a diversidade na Casa Branca. Jaffrey é filha dos também atores indianos Madhur e Saeed Jaffrey, e faz jus ao nome da família com uma interpretação muito natural e que evidencia ora a força de sua personagem, ora o desespero da mesma.


              Outros personagens (e seus respectivos intérpretes): Christina Gallagher (Kristen Connolly), Rachel Posner (Rachel Brosnahan), Remy Danton (Mahershala Ali), Lucas Goodwin (Sebastian Arcelus), Raymond Tusk (Gerald McRaney), Jacqueline Sharp (Molly Parker), Nancy Kaufberger (Elizabeth Norment), Janine Skorsky (Constance Zimmer), Bob Birch (Larry Pine), Gillian Cole (Sandrine Holt), Cathrine Durant (Jayne Atkinson), Seth Grayson (Dereck Cecil), Ayla Sayyad (Mozham Marnò), Terry Womack (Curtiss Cook), Gavin Orsay (Jimm Simpson), Freddy (Reg E. Carthey).




ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: