quinta-feira, 24 de julho de 2014

9º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO

Dentre os dias 24 e 30 de julho, a capital do estado de São Paulo sedia o 9º Festival de Cinema Latino-Americano. Com homenagens para Leandra Leal, Silvio Tendler, Pablo Trapero e Martina Gusmán, o festival reúne mais de 100 filmes de 16 países da América Latina e do Caribe.



Hoje, iniciou o Festival de Cinema Latino-Americano na cidade de São Paulo. Com 114 filmes, a programação é inteiramente gratuita e acontece em nove salas: Memorial da América Latina, Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural de São Paulo (Salas Paulo Emílio e Lima Barreto), Cinemateca Brasileira, Cineclube Latino-Americano, Centro Cultural da Juventude e Centro Cultural da Penha. A curadoria desta edição é assinada por João Batista de Andrade, Felipe Macedo, Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho. Os filmes serão apresentados entre 10:00 e 22:00 horas todos os dias. Para saber mais sobre o evento, procure a página oficial da internet (acesse aqui) ou a página oficial do Facebook (acesse aqui).
Uma das novidades do ano é a apresentação de documentários musicais de importantes nomes de países como Argentina, Brasil, Chile e Venezuela. Dentre os representantes brasileiros estão um documentário sobre o mestre compositor e músico Cartola, sobre a cantora Elza Soares, sobre o baiano Tom Zé e sobre o artista Itamar Assumpção. Outros importantes temas abordados pelos filmes nacionais são os documentários “Botina: A Origem do Punk no Brasil” (2006), que acompanha os primeiros anos do movimento punk no país, e “Rock Brasília – Era de Ouro” (2011), que apresenta a trajetória de bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude na capital brasileira.

Os homenageados do ano passam pelo casal de argentinos Pablo Trapero e Martina Gusmán e vão aos brasileiros Silvio Tendler e Leandra Leal. Alguns dos filmes exibidos por Trapero no Festival são: “Família Rodante” (2004), “Leonera” (2008), “Abutres” (2010) e “Elefante Branco” (2012). Destes, três (“Abutres”, “Família Rodante” e “Elefante Branco”) contam com Martina como protagonista. Tendler, um dos maiores documentaristas do Brasil e membro fundador da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano e do Comitê de Cineastas da América Latina, será homenageado com “Os Anos de JK – Uma Trajetória Política” (1980) e “Jango” (1984), vistos, juntos, por quase dois milhões de espectadores. Produções mais recentes do cineasta, como “Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro” (2001), “Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” (2003) e “O Veneno Está na Mesa” (2011), também serão apresentados. Leandra Leal poderá ser vista em “A Ostra e O Vento” (1997), seu filme de estreia no cinema, “Nome Próprio” (2007) e “O Lobo Atrás da Porta” (2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: