sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

019. (ESPECIAL OSCAR 2014) O CAVALEIRO SOLITÁRIO, de Gore Verbinski

            Um filme sem nexo, sem propósito e com todos os erros possíveis.
Nota: 7,5



Título Original: The Lone Ranger
Direção: Gore Verbinski
Elenco: Armie Hammer, Johnny Depp, William Fichtner, Tom Wilkinson, Ruth Wilson, Helena Boham Carter, James Badge Dale, Bryant Prince, Barry Papper, Manson Cook, JD Cullum, Saginaw Grant, Harry Treadway, James Frain, Joaquín Cosio
Produção: Jerry Bruckheimer, Gore Verbinski
Roteiro: Justin Haythe, Ted Elliott e Tery Rossio
Ano: 2013
Duração: 149 min.
Gênero: Ação / Aventura / Faroeste

No meio de uma pequena cidade no velho oeste, uma grande empresa constrói, sobre a supervisão de Lathan Cole, uma estrada de ferro. Para inaugurar essa construção em grande estilo, Cole promete o enforcamento do fora da lei Butch Cavendish. Entretanto, o trem que leva o criminoso é atacado no meio do percurso. John Reid, que está indo para a mesma cidade se tornar promotor, acaba deixando Cavendish escapar por insistir em usar apenas a justiça legal como arma. Ao lado de Cavendish, está preso o índio Tonto, o qual John se certifica de deixar na cadeia assim que chega na cidade. Quando John reencontra se irmão, Dan, o xerife do local, parte em busca de Cavendish, todavia, a trupe toda é assassinada, sobrando apenas John, o futuro Caveleiro Solitário.


Quando o grupo que busca Cavendish sofre a emboscada que mata quase todos, Tonto, que conseguiu fugir da cadeia, salva a vida de John, e é aí que os dois iniciam sua aventura juntos. Além desses homens todos, o filme conta com algumas mulheres. Rebecca Reid é a mais importante. Esposa de Dan e mãe de seu único filho, ela e John tiveram um romance no passado e o reencontro fará reviver antigas chamas do passado. Outra mulher importante é Red Harrington, a dona do bordel da cidade que perdeu a perna por culpa de Cavendish. Tonto e o Cavaleiro Solitário são dois personagens que fizeram muito sucesso há anos, principalmente em rádios. Claro que uma adaptação da história seria esperada por todos que se interessam pela série e pelo velho oeste americano. A junção de Verbinski, Depp, Hans Zimmer (compositor da trilha sonora) e Bruckheimer, após os sucessos da franquia “Piratas do Caribe” só fez aumentar as expectativas e o orçamento do filme (quase 400 milhões de dólares) fez todos enlouquecerem. E o problema está justamente aí: o público enlouqueceu ao saber dessa produção imensa, mas, pare realizar esse filme, o diretor também enlouqueceu, o produtor enlouqueceu, os atores enlouqueceram. A história possui um ótimo enredo, com personagens bem escritos e um desenvolvimento divertido e nada monótono. Todavia, nada supera a loucura a que estamos expostos quando assistimos a esse longa. O ambiente de velho oeste visto em grandes filmes de ficção se mistura com as batalhas horríveis que foram travadas contra índios que foram dizimados no norte da América. Cenas e lutas em cima de trens (onde até os cavalos são capazes de correr) se misturam a cenas muito reais onde homens fazem justiça com sangue. Os costumes e crenças indígenas se opõe aos atos cruéis dos vilões. A realidade sobre a busca do ouro naquela região e naquele tempo são confrontadas com as impossibilidades que rondam a trama. Algumas cenas muito improváveis até são interessantes, mas o conjunto da produção é uma verdadeira catástrofe.


Armie Hammer caiu no gosto do público e da crítica. Johnny Depp sempre foi amado por todos, mesmo sendo excêntrico desde que iniciou sua carreira. Helena Boham Carter chegou a interpretar a diva Elizabeth Taylor para um filme de televisão no último ano. Tom Wilkinson é um dos atores mais respeitados de sua geração. Alguém, qualquer um que seja, explique-me por que esses astros, que podem conseguir papeis em qualquer filme e não precisam de dinheiro urgentemente, toparam realizar “O Cavaleiro Solitário”? Não, ninguém será capaz de responder a esse questionamento. Depp alegou ser grande fã de Tonto, e, talvez, tenha sido essa sua paixão pelo personagem que o afundou mais do que qualquer pessoa podia esperar. Ele está chato, sem graça e idiota demais. O Tonto construído por Depp é um homem fraco sem qualquer perspectiva. Hammer se deu tão bem fazendo o drama “A Rede Social” (2010) em que viveu irmãos gêmeos (ele representava os dois de formas totalmente diferente), chegou a ser indicado ao Sindicato dos Atores pelo drama “J Edgar” (2011). Então, como se não tivesse mais nenhuma proposta, decidiu enfiar sua cabeça em filmes que vão de mau a pior, como “Espelho, Espelho Meu” e “O Cavaleiro Solitário”. Qual o motivo para interpretar John Reid agora? E Boham Carter que possui duas cenas relevantes. Duas cenas ridículas em que, resumindo, Red Harrington levanta sua perna de marfim para atirar em coisas com uma arma imbecil que sai do salto do sapato. E, o pior de todos, Tom Wilkinson. Um dos maiores atores de sua geração acaba de perder o respeito de muitas, mas muitas pessoas. E não falo apenas do público, falo de produtores, atores, diretores, falo de pessoas importantes para o cinema.



“O Cavaleiro Solitário” surpreendeu a todos recebendo duas indicações ao Oscar: melhores efeitos visuais e melhor maquiagem e cabelo. Ambas as indicações são merecidas, claro que filmes como “O Homem de Aço” mereciam mais a indicação na categoria visual, e “Trapaça” também é um filme superior que possui maquiagem e cabelo como grandes componentes. O consolo é saber que as chances de o longa sair vencedor são tão remotas quanto as chances de o pássaro ridículo na cabeça de Tonto soltar um granido. Se, nessa corrida para o Oscar, assistir a “Meu Malvado Favorito 2” foi a maior tortura que meu bom senso pôde aguentar, escrever sobre “O Cavaleiro Solitário” é meu maior teste de paciência, pois fica difícil saber por onde começar a falar dessa confusão que o longa faz acerca dele mesmo. A diferença entre esse e a animação, é que “O Cavaleiro Solitário” ao menos diverte. Apesar de possuir uma beleza estética inquestionável, ter qualidade sonora e ser uma boa diversão, o longa se afunde cada vez mais em uma trama que enrola a cada momento. O filme não cansa por ser monótono, pois ele não é, cansa por ser repetitivo e enrolado. Dessa vez, essa grande produção não acertou o ponto. Talvez, do quarteto composto por Verbinsk, Depp, Zimmer e Bruckheimer, apenas o compositor se salva ao nos presentear com uma trilha muito apropriada e divertida. Entretanto, uma andorinha só não faz verão. E um compositor, apenas, não faz um filme. 

SINDICATO DOS EDITORES DE SOM DE FILME:
Melhor Edição de Som – Efeitos Sonoros: Gravidade
Melhor Edição de Som – Diálogos: Capitão Phillips
Melhor Edição de Som em Animação: Epic
Melhor Edição de Som em Filme Estrangeiro: O grande Mestre
Melhor Edição de Som – Música em Filme Musical: Frozen
Melhor Edição de Som – Música em Filme: O Grande Gatsby
Melhor Edição de Som em Documentário: Dirty Wars

SOCIEDADE DE ÁUDIO DE CINEMA
Melhor Mixagem de Som em Filme Live Action: Gravidade
Melhor Mixagem de Som em Filme Animação: Frozen
ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: