sábado, 23 de fevereiro de 2013

104. (ESPECIAL OSCAR 2013) PIRATAS PIRADOS!, de Peter Lord e Jeff Newitt


Nenhuma novidade, apenas uma animação bem feita e divertida.
Nota: 7,5


Título Original: The Pirates! In na Adventure With Scientists!
Direção: Peter Lord e Jeff Newitt
Elenco: Hugh Grant, Salma Hayek, Jeremy Piven, Imelda Staunton, MArtin Freeman, David Tennant, Lenny Henry, Brian Blessed, Russell Tovey, Anton Yelchin, Brendan Gleeson, Ashley Jensen, Ben Whitehead, Al Roker, Mike Coper, David Schneider, Tom DOggart, Sophie Jerrold, Sophie Laughton, Peter Lord, Kayvan Novak, David Schaal e Mitchell Mullen
Produção: Julie Lockhart, Peter Lord
Roteiro: Gideon Defoe
Ano: 2012
Duração: 88 min.
Gênero: Animação / Aventura / Comédia

Enquanto a Rainha Vitória da Inglaterra tenta tomar todos os oceanos do mundo, para dar ao seu país a honra de voltar a ser a Senhora dos Mares, O Capitão Pirata está mais preocupado em vencer o cobiçado prêmio de Pirata do Ano. Tento em vista o fato de O Capitão Pirata e seus tripulantes serem uns fracassados e alvos de piadas de todos os outros concorrentes ao tal prêmio, eles decidem atacar alguns navio, após muitos fracassos encontram o famoso Beagle, navio de Charles Darwin. Quando o pesquisador vê que O Capitão Pirata pensa que o último Dodô da face da terra é um papagaio, decide levá-los até Londres para entregar a ave a Rainha. Vitória, entretanto, odeia, assumidamente, piratas, e declara guerra a qualquer um que pise em seu país.


Stop motion é um estilo de filmagem complexo que consiste em personagens feitos de matérias como massinha de modelar – podendo ser qualquer outro objeto-, claro que eles possuem muita resistência e alguns sistemas contêm juntas mecânicas. Para cada segundo de filme são necessários, em média, 24 frames (quadros) nesse tipo de filme, dessa forma, os movimentos são fotografados frame a frame e depois unidos em uma só película cinematográfica. Posteriormente inserem-se falas, músicas e outros efeitos sonoros. Essa técnica também é muito utilizada em filmes de fantasia que necessitam de matérias especiais para compor criaturas fictícias, como feito em “Guerra nas Estrelas”, por exemplo. Esse recurso foi utilizado desde George Mélies, que usava desenhos para compor suas imagens – mais tarde, algumas pessoas fariam seus próprios trabalhos amadores, desenhando sequências em papéis e passando cada uma rapidamente, criando a ilusão proporcionada pelo cinem. Foi em 1993, com “O Estranho Mundo de Jack” criado por Tim Burton, que o Stop Motion ganhou destaque. Apesar de toda a técnica meticulosa utilizada para a produção de um filme em Stop Motion, me sinto desconfortável assistindo a qualquer filme feito dessa forma, por isso posso garantir o quanto “Piratas Pirados!” – uma péssima tradução, inclusive -, é bem feito, pois achei extremamente fácil me acostumar com ele. Entretanto, a história do filme é idiota demais e trazer grandes nomes da história – a Rainha Vitória e Charles Darwin – e transformá-los em personagens tão patéticos, foi algo desnecessário que tirou qualquer credibilidade que o filme poderia ter. Peter Lord, um dos criadores do filme, foi, também, diretor da excelente animação “A Fuga das Galinhas”.


Mesmo que o filme seja uma completa idiotice, devo destacar que possa ter sido a sua bela mensagem de preservar o meio ambiente e jamais deixar os amigos e a família de lado por dinheiro, que o colocou entre os cinco indicados a melhor filme de animação do Oscar de 2013. Todavia, devo admitir que não considero esse filme algo tão bem feito ou bem pensado para ser um dos melhor filmes do ano, aliás, parece-me que não nos restam animações que mereçam muito uma indicação ao Oscar desse ano. Mais uma pena.

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/pages/Projeto-399-filmes/323029741111157?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: