quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

130. (ESPECIAL OSCAR 2013) BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR, de Rupert Sanders


Pode não ser uma grande adaptação, mas vale o ingresso.
Nota:8,0


Título Original: Snow Withe and the Huntsman
Direção: Rupert Sanders
Elenco: Kristen Stewart, Chris Hemswoorth, Charlize Theron, Sam Claflin, Sam spruell, Ian McShane, Bob Hoskins, Ray Winstone, Nick Frost, Eddie Marsan, Toby Jones, Johnny Harris, Brian Gleeson, Vincent Regan, Noah Huntley, Liberty Ross, Chrispopher Obi
Produção: Sam Mercer, Palak Patel, Joe Roth
Roteiro: Evan Daugherty, John Lee Hancock, Hossein Amini, Eva Daugherty
Ano: 2012
Duração: 127 min.
Gênero: Fantasia / Aventura

Para quem leu o conto dos irmãos Grimm ou assistiu a adaptação da Disney é fácil lembrar da história original: Branca de Neve, órfã de pai e mãe – rei e rainha de um lugar qualquer -, é criada pela madrasta. Desejando ser a mulher mais bela da terra e temendo que Branca de Neve tome seu lugar, a Rainha encomenda sua morte. Entretanto, o assassino fica com pena da moça, que foge pela floresta e é acolhida pelos anões mineradores. Após algumas tentativas, a Rainha mata Branca de Neve, mas, com o beijo de seu verdadeiro amor, a jovem desperta. A Rainha dança até cair morta e Branca de Neve e seu Príncipe vivem felizes para sempre.


Aqui, Branca de Neve é criada pelo pai e pela mãe, quando esta morre, o reino é invadido por uma onda de Magia Negra, em meio uma guerra, o Rei conhece Ravenna, com quem se casa. Ela, sendo uma feiticeira que deseja o poder do rei, o mata e prende sua filha em uma torre. Longe de tudo e todos, Branca de Neve cresce, torna-se uma mulher e acaba fugindo do castelo. Sabendo que somente Branca de Neve pode desfazer todos os feitiços que envolvem Ravenna para deixá-la tão bela, a Rainha ordena que tragam a jovem de volta.


No meio tempo em que Branca de Neve foge e se reencontra com a Rainha para uma batalha final, a jovem tem o auxílio do Caçador – um bêbado frustrado com a morte da esposa -, dos anões – ex-mineradores que também sofrem com a ascensão de Ravenna –, do Duque Hammond – um homem leal ao pai de Branca de Neve – e de William – filho de Hammond e o primeiro amor de infância da princesa. Mais uma vez não temos uma adaptação muito fiel ao que nos foi apresentado desde a infância, é claro que a estória da Branca de Neve possuí várias versões, mas também é óbvio que a mais conhecida e adora é a que nos foi apresentada pelos irmãos Grimm. Nesse contexto, a trama não segue os mesmos acontecimentos que em qualquer dos contos, e sim faz algumas referências em cenas totalmente diferenciadas das histórias originais: Ravenna acaba dando a maçã a Branca de Neve no meio do filme (em uma cena ótima, por sinal), a jovem come o fruto, mas é salva; a Rainha decide o nome “Branca de Neve” por ver seu sangue pingar na neve; os anões eram mineradores, até a terra, enfurecida pela magia negra, se voltar contra eles; Ravenna possui o tal espelho mágico – aquele que revela a ela quem é a mulher mais bela -, todavia, a apresentação de tal objeto é totalmente diferenciada, nem um pouco imprópria, idiota ou se nexo, na verdade, confesso que é a melhor adaptação do espelho. Em contra ponto, no filme, Branca de Neve luta contra Ravenna – aliás, uma cena extremamente cuidadosa, cheia de detalhes e bem feita -; a princesa se apaixona pelo Caçador; é levada, pelos anões, a um mundo totalmente diferente, repleto de fadas e seres fantásticos; é criada por sua mãe – no original a mãe morre ao dar a luz -; e a história de Ravenna é muito mais explorada. Quanto ao figurino e aos efeitos especiais, basta dizer que ambos estão indicados ao Oscar 2013, e se há algo que possa ser valorizado na premiação, são as indicações técnicas.


Branca de Neve é vivida por Kristen Stewart, a Bela da “Saga Crepúsculo”. Não que a atriz seja de todo ruim, em um ou outro momento ela está natural e quase convence, o problema é que sua feição continua a mesma e não há nada que possa mudar isso. Fora o fato de ser cômico o espelho resolver que ela está mais bela que Charlize Theron, a personagem é ótima: ela não é essas princesas fracas e com medo de tudo, ao contrário, está disposta a lutar pelo que é seu, o problema é que, em sua grande cena, quando resolve dizer a todos que eles devem lutar, Stewart resvala feio. Chris Hemswoorth é ótimo nas cenas de farra do Caçador, nas de ação ele é melhor ainda, o problema é quando cenas mais sérias, que exigem algum potencial maior do ator, são dadas a ele, simplesmente, drama não é seu forte. Charlize Theron ganha, nesse filme o atestado, não somente do Espelho, mas de toda a nação masculina – quiçá feminina – como a mulher mais bela do mundo em 2012. Ela é a perfeita Rainha Ravenna, não só por sua beleza, mas por sua atuação ser muito melhor que o esperado; o mais incrível de tudo é que a atriz inicia o filme como uma mulher bonita e com uma atuação um pouco fraca, depois parece que sua intensidade aumenta pouco a pouco, até chegar o final do filme, onde sua beleza está perfeita, uma mulher sem defeito algum, e sua interpretação atinge o máximo de intensidade, sem chegar a ser over (exagerada), mas sendo a perfeita Madrasta de Branca de Neve que imaginarmos ao lermos o conto.


Apesar de a história não ser fiel aquela que conhecemos, escrita pelos Grimm, o enredo do filme é bom e nos prende quase que durante todos os 130 minutos de duração. Isso, por que, a trilha sonora, de James Newton Howard é de perder o fôlego e digna de qualquer filme que o compositor assuma, os efeitos especiais são de primeira, a montagem é excelente, o figurino é impecável (lembrando um pouco o que vimos na animação de 1929). Mesmo que Kristen Stwart tente realizar uma interpretação melhor, ela não passa de mediana, todavia, merece crédito por estar começando a tentar ser uma atriz melhor. Aliado a isso, não há como deixar de falar, novamente, sobre a cartada genial que foi ter escolhido Charlize Theron como a Rainha Ravenna. Enfim, o filme não é nenhuma obra prima, e está longe de se tornar uma adaptação clássica do conto de Branca de Neve, mas não há como negar, a produção tem sua beleza própria e vale a pena assisti-lo.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: