quarta-feira, 28 de novembro de 2012

170. COM 007 SÓ SE VIVE DUAS VEZES, de Lewis Gilbert

“Só se vive duas vezes: quando nascemos e outra quando a morte bate à nossa porta”.
Nota: 9,0


Título Original: You Only Live Twice
Direção: Lewis Gilbert
Elenco: Sean Connery, Akiro Wakabayashi, Mie Hama, Tetsurô Tanba, Teru Shimada, Karin Dor, Donald Pleasence, Bernad Lee, Lois Maxwell
Produção: Albert r. Broccoli, Harry Saltzman
Roteiro: Harold Jack Bloom, Roald Dahl e Ian Fleming (romance)
Ano: 1967
Duração: 117 min.
Gênero: Ação / Crime
+ Música Tema: “You Only Live Twice”, composição de John Barry e Nancy Sinatra e interpretação de Leslie Bricusse.

Sem mais nem menos, James Bond morre. Sim, iniciamos esse filme desolados pela morte do agente 007, mas tudo não passa de mais uma tática de M, o chefe do departamento para o qual James trabalha, o MI6. Tudo isso por um simples motivo: misteriosamente, alguma sociedade japonesa está tentando provocar uma guerra entre Estados Unidos e a URSS (atual Rússia). Mas os problemas não acabam por aí, não será preciso muito tempo para James descobrir que ele enfrentará inimigos mais antigos e perigosos que qualquer outro.
Antes de entrar para o seleto grupo de diretores que tiveram a honra de dirigir a franquia 007, Lewis Gilbert ficou conhecido pelo filme “Como Conquistar as Mulheres”, a história, protagonizada por Michael Cane (indicado ao Oscar pelo papel), sobre o sedutor Alfie, todavia, antes mesmo desse, o diretor já havia realizado mais de 25 filmes, dentre eles: “Os Bons Morrem Cedo” (1954), “O Mordomo e a Dama” (1957) e “Revolta em Alto Mar” (1962). Outra novidade na produção são os roteiristas Harold Jack Bloon, conhecido pela aclamada série “Bonanza” (1960), e Roald Dahl, do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971), aliás, como apontei na crítica anterior, as histórias parecem ficar cada vez melhores e esse acaba sendo uma dos filmes mais criativos até agora. Claro que, agradavelmente, continuamos com John Barry como compositor da trilha sonora e, apesar da tal repetição exagerada do tema, até isso está melhorando. Entretanto, não posso deixar de dizer o quanto foi nada bem vinda a cena em que o vulcão onde acontecem as tramoias da trama entra em erupção, no entanto, também sou obrigado a dizer que o restante dos efeitos especiais estão tão bem feitos para a época que chega a não ser justo reclamar de tal cena.


Antes de nos dar uma folga de um filme, Sean Connory retorna como James Bond e, mais uma vez, faz seu trabalho impecavelmente, deixando algumas piadas idiotas de lado e se tornando um pouco mais maduro em relação aos outros filmes, além disso, não posso me conter em voltar a dizer: Connory é, simplesmente, perfeito para viver Bond. Akiko Wakabayashi e Mie Hama são as primeiras mulheres que passam pelo agente durante o filme, mas é Karin Dor como a Helga Brandt (na real, uma vilã), quem mais interessa, talvez pelo fato de ser vilã, ela acaba sendo uma das Bond Girls mais originais de todas as que vimos ou veremos. Finalmente, aqui somos apresentados, realmente, ao chefe da organização criminosa Spectre: Ernest Stavro Blofeld é vivido por Donald Pleasence, e não é que o ator acaba por ser uma surpresa extremamente agradável? Interpretando de forma ríspida e sem muitos galanteios, apresentando perfeitamente a forma fria com a qual toda a organização trata a si própria.
Apesar de termos várias mudanças em toda a produção (direção, roteiro, Bond Girls), a apresentação do grande vilão da série e, um roteiro bem diferenciado dos demais, o agente continua sendo o mesmo e o humor negro nunca foi tão evidente e bem vindo. “Com 007 Só se Vive Duas Vezes”, temos o resultado de tudo aquilo que venho falando em todas as criticas: nunca estivemos tão perto de chegarmos ao ápice da franquia (sem dúvida o auge da era Connory em questão de qualidade). O fato é, que, “Só se vive duas vezes: quando nascemos e quando temos a morte à nossa porta”, infelizmente, com esse filme, Connory estava vendo seu fim na maior franquia da história do cinema.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: