domingo, 9 de setembro de 2012

192. THE UGLY DUCKLING, de Jack Cutting e Hamilton Luske

O desfecho da “Silly Symphony” não poderia ser mais perfeito.
Nota: DEZ


Direção: Jack Cutting Hamilton Luske
Produção: Walt Disney
Roteiro: George Stallings
Ano: 1939
Duração: 9 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Drama

CONFIRA O CURTA:


A Mamãe Pata e o Papai Pato já estão aflitos com a espera pelos filhotes. Após um tempo, os ovos finalmente revelam os lindos patinhos amarelinhos que chegaram para alegrar a família, entretanto, de um dos ovos nasceu o Patinho Feio, diferente dos demais, ele é branco e imite sons totalmente estranhos. Afastado de sua família, o pequeno e indefeso animalzinho terá de se virar para encontrar um novo lar.


Para o desfecho da “Silly Symphony” contamos com dois excelentes diretores: Jack Cuttin, do curta “Farmyard Symphony” e “Donald Duck and his Companions”; e Hamilton Luske, vencedor do Oscar e diretor de clássicos como “Pinóquio” (1940), “Cinderela” (1950), “Alice no País das Maravilhas” (1951), “A Dama e o Vagabundo” (1955) e “101 Dálmatas” (1961). Após dez anos de curtas metragens da coletânea, onde começamos com o preto e branco e mundo, passamos pela evolução do colorido e chegamos no colorido com falas, finalmente vemos o desfecho dessa obra, e nada melhor que um clássico da literatura infantil para fechar com chave de ouro. Aqui temos a perfeição em termos técnicos e um roteiro maravilhoso, o que vemos aqui é o que será visto pelos próximos cinquenta anos em termos de animação para o cinema (na década de 1990 se dará início a animação em computação gráfica, o que fará esse gênero perder boa parte de sua originalidade e beleza, restando a poucos filme a arte do desenho a mão). A trilha sonora é uma personagem a parte no filme, aliás, apesar de toda a evolução, o filme é mudo, sendo a melhor trilha de toda a coletânea.


A “Silly Symphony” foi criada por Walt Disney com o propósito fundamental de testas técnicas para o aperfeiçoamento do cinema de animação, entretanto, durante o desenvolvimento dos 75 filmes que compõe a coletânea, cada uma das histórias passou a se tornar um clássico e a série virou referência no mundo todo. Seu título significa, em uma tradução livre, “Sinfonia Ingênua”, não é preciso dizer que, alguns desse curtas, passaram longe da ingenuidade, mas não é o caso de “O Patinho Feio”. O filme, bem como a personagem central da trama, é puro, alegre e tocante, assistir às dificuldades enfrentadas pelo protagonista nos remetem a dezenas de dificuldades que nós mesmos precisamos enfrentar, afinal, pelo motivo que seja, em qualquer momento de nossas vidas, todos nos sentiremos abandonados e tristes como a patinho feio, mas a boa notícia, é que sempre teremos alguém ao nosso lado pra nos alegrar e nos trazer a beleza de viver.


E chegamos ao final dessa homenagem à fantástica coletânea que é a "Silly Symphony", espero que tenham gostando, na semana que vem, volto com mais críticas de longa metragem.



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: