terça-feira, 8 de maio de 2012

309. O TURISTA, de Florian Henckel Von Donnersmarck

Apesar de mal feito é divertido e descontrai bastante.
Nota: 7,5


Título Original: The Tourist
Direção: Florian Henckel Von Donnersmarck
Elenco: Johnny Depp, Angelina Jolie, Paul Bettany, Timothy Dalton, Steven Sewell, Christian De Sica, Alessio Boni, Daniele Pecci
Produção: Gary Barber, Roger Birnbaum, Jonathan Glickman, Tim Headington, Graham King
Roteiro: Florian Henckel Von Donnersmarck, Christopher McQuarrie, Julian Fellows, Jérôme Salle
Ano: 2010
Duração: 103 min.
Gênero: Comédia / Ação

Frank é um simples professor de matemática que vê seu mundo virar uma aventura cinematográfica quando a bela e intrigante Elise entra em sua vida. O objetivo de Elise é fazer com que todos pensem que é ele o seu antigo amante Alexander Pearce, um criminoso procurado pela polícia pela sonegação de impostos de mais ou menos 700 milhões de dólares. No entanto não é só a polícia que está atrás de Pearce e, consequentemente, de Elise, o gângster Reginald Shaw, de quem Alexander roubou 2,5 bilhões de dólares também está caçando o rapaz. Agora as vidas de Frank e Elise correm perigo e os dois irão enfrentar hilariantes problemas para se safar dessa enrascada.


Diretor de alguns curtas e do longa vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro “A Vida dos Outros” (2006), um filme que conquistou dezenas de pessoas e festivais no mundo todo, mas que eu ainda não assisti, Donnersmarck não faz grande coisa em “O Turista”. O diretor faz seu trabalho como qualquer um faria. Aliada a beleza de Veneza, de um figurino moderno, das belas pessoas que são Jolie e Depp, é a trilha sonora que realmente vale a pena. Apesar de ser bem no estilo modernista do filme, James Newton Howard consegue deixá-la ótima. Extremamente versátil, teve seus deslizes nos últimos anos ao compor para fracassos como, “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” (2009), “O Último Mestre do Ar” (2010), “Salt” (2010), “Amor e Outras Drogas” (2010), “Água para Elefantes” (2011). Depois podemos citar alguns intermediários entre os filmes ruins e bons nos quais ele trabalhou, são eles: “Meu Primeiro Amor” (1991), “Um Dia de Fúria” (1993), “O Fugitivo” (1993) e “O Casamento do Meu Melhor Amigo” (1997). Alguns poucos do melhores são: “Advogado do Diabo” (1997), “O Sexto Sentido” (1999), “Atlantis- O Reino Perdido” (2001), “Os Queridinhos da América” (2001), “O Clube do Imperador” (2002), “Peter Pan” (2003), “Diamante de Sangue” (2006), “Conduta de Risco” (2007) e o excelente “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008). Newton Howard é compositor de filmes há menos de 30 anos, já fez mais de 130 filmes e foi indicado a 80 prêmios. Talvez essa elevada média de filmes por ano (mais de quatro) o faça apenas um bom compositor, não um daqueles assombrosamente fantásticos.


Johnny Depp e Angelina Jolie lideram um bom grupo de atores na trama. Depp, Frank Tupelo, faz o típico professor idiota e inseguro, insegurança essa representada pelo fato de ele fumar cigarros eletrônicos (isso só para se ter uma idéia da nulidade da personagem), apesar de não ser uma das melhores atuações do ator, é convincente, afinal, Johnny Depp possui o talento de jamais decepcionar. Jolie é o contrário, costuma ser um fracasso, apesar de haver alguma coisa nela que me atrai (não consigo imaginar o que), ele obteve verdadeiro êxito em pouquíssimos de seus trabalhos, a Elise desse filme não é um deles definitivamente. Outro interprete com o qual simpatizo de alguma forma é Paul Bettany, aqui ele é o inspetor que está atrás de Pearce, um homem decidido e muito esperto, mas um criado do sistema.


Engraçado, divertido e uma ótima descontração, apesar de óbvio e nada original (foi baseado no filme belgo “Antony Zimmer” [2005]). É um ótimo filme para se assistir uma ou outra vez pelo fato de ser uma diversão com certa qualidade, já que conta com Newton Howard e Depp. Apesar de uma grande produção, com conhecidos nomes da indústria cinematográfica no mundo todo, está bem longe de ser um grande filme digno de aplausos.

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: