terça-feira, 24 de abril de 2012

325. ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, de Tim Burton


Pode não ser a melhor adaptação da história, mas sem dúvida é a mais bela e tecnicamente bem feita.
Nota: 8,8


Título Original: Alice in Wonderland
Direção: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Mia Wasikowska, Anne Hathaway, Michael Sheen, Alan Rickman, Barbara Windsor, Timoty Spall, Frances de la Tour, Imelda Sataunton
Produção: Joe Roth, Jennifer Todd, Suzanne Todd, Richard D. Zanuck
Roteiro: Linda Woolverton, Lewis Carroll (romance)
Ano: 2010
Duração: 108 min.
Gênero: Fantasia

Após muitos anos Alice, agora adolescente, volta ao País das Maravilhas, o qual julgava ser um sonho. Lá ela encontra um mundo totalmente devastado pela loucura da Rainha Vermelha que insiste em ficar no trono o qual o povo acredita ser de direito de sua irmã, a Rainha Branca, o Chapeleiro Maluco a espera na companhia da Lebre de Março e Dormidongo para o chá, Absolem continua a achar uma menina estúpida, TWeedledee e Tweedledum permanecem inseparáveis e o Gato Risonho ainda ri insolentemente para tudo e todos. Mas agora Alice não é mais uma criança e tem de lidar com tarefas destinadas para uma verdadeira heroína a fim salvar toda sua utopia.


Tim Burton é um dos diretores mais loucos de todos os tempos no cinema. Além de uma lista maravilhosa de oito filmes com Johnny Depp: “Edward Mão de Tesoura” (1990); “Ed Wood” (1994); “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça” (1999); “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005); “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007); “Alice no País das Maravilhas” (2010) e “Sombras da Noite” (previsto para 2012) ele ainda tem dois filmes com Helena Bonham Carter “Peixe Grandes E Suas Histórias Maravilhosas” (2004) e “O Planeta dos Macacos” (2001), nos filmes com Depp após 2005 ela participou de todos. Não tem como Burton ser ruim, mas aqui ele parece se perder ao tentar inovar uma história tão cultuada, a arte do filme, a edição, o som, a trilha sonora (apesar de caricata), os efeitos especiais (incluindo o 3D), o figurino e tudo o mais que compõe a estética do filme são perfeitas, mas há alguma coisa em seu enredo e na forma que ele é levado por todos que faz parecer o filme um tanto vazio e nos deixa a leve impressão de que essa adaptação era algo totalmente desnecessário.


Mas é nessa má impressão que o filme nos trás um elenco maravilhoso para deixá-lo tão agradável de ver: Mia Wasikowska é a eterna Alice, uma menina sonhadora que, como qualquer outra heroína infantil, deseja ser feliz com quem ama; Johnny Depp é o lendário Chapeleiro Maluco, mais louco do que nunca, mas também triste e desiludido com a vida; Helena Bonham Carter é a maléfica Rainha Vermelha, má e totalmente engraçada; Anne Hathway dá vida a uma Rainha Branca bela, gentil e humilde (para mim uma completa chapada); Michael Sheen é o Coelho Branco, sempre preocupado com tudo à sua volta; Stephen Fry dá “vida” a uma das criaturas mais adoradas da literatura inglesa, o Gato Risonho; Alan Rickman a Lagarta mais reflexiva da história, Absolem; Barbara Windsor empresta a voz a preguiçosa Dormidongo; Paul Whitehouse a Lebre de Março; Timoty Spall o fiel e amável cão Bayard; Imelda Staunton surge como as flores do País das Maravilhas; Frances de La Tour a iludida tia Imogene. Todos aqui parecem brincar com suas personagens de forma simples e divertida, tornando cada uma delas muito bem-vinda.


A história da menina Alice já foi vista no cinema, no teatro, na televisão e, originalmente, na literatura. Em todas as versões vemos Alice em seu suposto mundo dos sonhos, nessa representação ele é ainda mais real que em qualquer outra, e é isso que torna esse filme imperdível: quem nunca quis estar em mundo diferente do que vivemos ou qual criança passou pela mágica fase da infância sem imaginar a utopia de um mundo colorido repleto de criaturas mágicas e cheias de vida dispostas a nos proporcionar os mais diversos tipos de sentimentos? Portanto é essa toda a magia do filme, nos reportar para nossos desejos mais infantis perdidos em nossas memórias.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: