segunda-feira, 2 de abril de 2012

349. DÚVIDA, de de John Patrick Shanley

Streep, Hoffman, Adams e Davis formam um time muito bem conduzido por Shanley e nos proporcionam um dos melhores filmes do ano de 2009.
Nota: 9,1



Título Original: Doubt
Direção e roteiro: John Patrick Shanley
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Mike London, Lloyd Clay Brown, Alice Drummond
Produção: Mark Roybal, Scott Rudin, Celia Costas e Nora Skinner
Ano: 2009
Duração: 104 min.
Gênero: Drama

CONFIRA O TRAILER DO FILME:

Aloysius Beauvier é uma freira no Bronx, diretora de uma escola, obviamente católica, ela começa a desconfiar da conduta de um dos padres que leciona na escola em relação a um aluno em especial, que por sinal é negro. Beauvier está convicta de que o padre está violentando o garoto e está disposta a mover céus e terras para provar a culpa do homem que a comunidade tanto gosta. Em contraposição a essa rixa entre a freira e o padre temos a entrada da novata Irmã James, uma noviça professora de história. Deve-se lembrar que a história acontece nos anos 1960, quando era praticamente um insulto às famílias brancas um garoto negro estudar com seus filhos.

Shanley foi também o diretor e roteirista da peça em que esse filme foi baseado, de sua parte temos um ótimo trabalho, apesar de alguns erros e de cenas que podem se tornar um pouco chatas para algumas pessoas. Como diretor destacaria o início do filme, a abertura como um todo e a forma como ele escolheu os locais onde as cenas seriam filmadas; como roteirista apontaria, principalmente, os diálogos fortíssimos e o fato de o filme ser carregado de ironia, já será difícil um adulto compreender ao menos a metade dos detalhes para que saibamos a verdade sobre o caso, para crianças esse filme jamais seria recomendado. Ressalto a cena, muito bem articulada e carregada desse sarcasmo que ronda a trama, em que os padres jantam bebendo vinho, fumando e comendo carne mal passada, enquanto as irmãs jantam em silêncio bebendo leite (neste instante é que a humanidade de Aloysius é posta em jogo: ela ajuda discretamente uma irmã muito velha a pegar um garfo e mais tarde revela que ela já deveria estar longe dali, mas por caridade, Beauvier a mantinha por perto sem delatar seus problemas advindos da idade)



Streep vive Beauvier, fica vinte anos mais velha e toda a simpatia da atriz vai pelo ralo para interpretar essa mulher tão decidida, alguns acham a interpretação dela exagerada, eu gostei, mas sou pra lá de suspeito. Hoffman é o padre supostamente pedófilo, Brendan Flynn, ele é sério quando preciso e alegre perto das crianças. Adams é a coitada perdida da Irmã James, que acaba delatando o padre na maior inocência, a cena em que ela discute com a personagem de Streep é um dos pontos altos do filme. Davis aparece em apenas uma cena em que deixa bem claro a Beauvier não se intrometer na vida do garoto, mas ela é tão sublime que quase consegue se igualar e Streep na atuação e temos aqui uma das maiores batalhas de atuação do ano, digo uma das maiores porque a melhor coube a Streep e Hoffman, eles discutem sobre o caso e tanto ela quanto ele deixam claro que não irão abrir mãe dessa guerra louca, um detalhe importante é que tanto Aloysius deve se curvar diante dele por ele ser o padre e ela a freira, como ele deve se curvar diante dela por ela ser diretora e ele professor. Outra belíssima cena pertence a Hoffman, ele faz um sermão sobre fofocas.


O quarteto citado a cima foi indicado ao Oscar, bem como o roteiro. Streep venceu o sindicato dos atores, ainda teve indicações no Globo de Ouro, no Bafta e em dezenas de outros prêmios. Shanley é capaz de nos fazer odiar, amar, sentir remorso por cada uma das personagens de seu filme, apesar de não ser uma adaptação completa e de muitos terem achado o final horrível, é uma opinião unânime a de que o filme reuniu times de feras em todos os sentidos e nos proporcionou uma grande realização, que nos faz refletir sobre dezenas de coisas e, pior, nos faz ficar sempre com algo inevitável quanto a vida, a dúvida.



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Um comentário:

Poderá gostar também de: