terça-feira, 3 de abril de 2012

343. CREPÚSCULO, de Catherine Hardwicke

O filme sobre vampiros-fadas que conquistou as adolescentes enlouquecidas e iludidas por um amor perfeito.
Nota: 5,7



Título Original: Twilight
Direção: Catherine Hardwicke
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Tautner, Billy Burke, Anna Kendrick, Peter Facinelli, Nikki Reed
Produção: Wyck Godfrey, Gref Mooradian e Mark Morgan
Roteiro: Melissa Rosenberg e Stephenie Meyer (romance)
Ano: 2008
Duração: 122 min.
Gênero: Fantasia / Romance

CONFIRA O TRAILER DO FILME:

Bella é uma garotinha sem graça que vai morar com pai em uma cidade que ela odeia, lá ela reencontra seu amigo de infância, Jacob. Mas não é Jacob que centra as atenções da moça, e sim o belo e misterioso Edward. Mais tarde Bella e Edward se apaixonam e ela revela a ele (em uma cena pra lá de ridícula) que sabe que ele é um vampiro. O fato é que Edward e sua família, que na realidade é um clã e não uma família, mudam-se de um lugar para o outro para fugir das perguntas do por que eles serem tão jovens, fortes, sábios e bonitos e tempo todo. Pode parecer uma história bem interessante se eu apenas lhe dissesse que é um romance entre um vampiro e uma mortal, mas não é nada interessante para quem gosta dos verdadeiros vampiros.


Quando Stephenie Meyer publicou seu livro logo foi dito que ela seria a nova J. K. Rowling e que seus livros fariam mais sucesso que a Saga (aqui esse termo se aplica) do menino bruxo Harry Potter, nada disso aconteceu, apesar de muitos adoradores a crítica acabou com os livros e filmes. Essa série divide muitas opiniões, apesar de pouquíssimos homens não gostarem dela por ser um romance meloso (esse não é meu caso, simplesmente não gostei por que não gostei, para provar que o fator romance não tem nada a ver com a minha opinião eu sou apaixonado por obras como “Orgulho e Preconceito” e “O Morro dos Ventos Uivantes”, ambos citados no livro desse filme), as idades que curtem essa história variam de crianças de sete ou oito anos até vovós de setenta. Hardwicke dirigiu três filmes antes desse, entre eles o aclamado “Aos Treze” que mostra o uso de drogas na adolescência de garotas muito jovens, o que ainda não havia sido feito antes de 2003. Em “Crepúsculo” não dá pra entender muito bem seus propósitos, sua direção é pobre e os efeitos são ridículos, quando o belo Edward pula de seu quarto para uma árvore dá até pra “ver” os cabos de aço que o jogam na árvore (não que dê para ver que eles estão ali, mas são perceptíveis), o roteiro não difere muito do livro, a forma como Meyer escreveu é bem feita, o problema está no enredo, ela resolveu mudar toda uma crença em criaturas supostamente existentes.


Mas aqui o pior não está na direção, nos efeitos, ou na criação da série, está nas atuações, todos, sim eu disse todos, são péssimos. Até mesmo bons intérpretes, como Anna Kendrick, parecem se esforçar para serem ruins. Comecemos pela frívola Bella, Kristen Stewart não é a beleza em pessoa, mas não passaria despercebida em minha frente (sua personagem é dita sempre como sem graça), Stewart é sempre a mesma coisa, quando está triste, feliz, amando, odiando, desejando, e imagina-se que a coitada tendo um orgasmo teria a mesma expressão. Pattinson não me parecia tão ruim em sua rápida aparição em “Harry Potter e o Cálice de Fogo” (2005), mas como Edward Cullen ele é um saco, sem graça e nada sexy como deveria ser um vampiro.


O problema, generalizando o filme e o livro, está mesmo é em os vampiros não serem vampiros: eles não têm medo de cruzes, não dormem em caixões, suas casas são lindíssimas sem indício algum de sangue (nem que seja na geladeira, eles nem são viciados em vinho para disfarçar), não tem asgo de alho, muito menos morrem com a luz do sol, pior, muito pior, eles brilham com a luz do som, BRILHAM! Além de toda essa acabada que a série dá com o tradicional vampiro (aqueles criados a partir do Drácula de Bram Stocker) Edward, um vampiro que deveria chamar as mulheres bonitas só pelo cheiro e charme se apaixona pela dita feia e sem graça da Bella, nem mesmo Jane Austen e Emily Brontë fizeram suas personagens principais terem esse perfil “Bella Swan”. Em suma, não gosto muito de falar sobre esse filme pois sei que muitos irão discordar de minha posição acerca dele, mas verdade seja dita, vale a pena assistir a “Crepúsculo” sim, ou para amá-lo, ou para odiá-lo, ou simplesmente para ter idéia do que é um filme mal feito.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: