segunda-feira, 23 de abril de 2012

327. VAN HELSING – O CAÇADOR DE VAMPIROS, de Stephen Sommers


Misturar várias histórias lendas fantasiosas ao menos faz com que o filme fuja do normal e se torne suportável.
Nota: 6,7



Título Original: Van Helsing
Direção/Roteiro: Stephen Sommer
Elenco: Hugh Jackman, Kate Beckinsale, Richard Roxburgh, David Wenham, Shuler Hensley, Kevin J. O’Connor
Produção: Stephen Sommer, Bob Ducsay, Sam Mercer, Artist W. Robinson
Ano: 2004
Duração: 131
Gênero: Fantasia / Suspense


Uma pequena cidade na Transilvânia viveu toda uma era atormentada pelo temor advindo de um castelo próximo ao local, nesse castelo viviam Conde Drácula e suas três esposas. No entanto, Val Helsing, o caçador de monstros chegará para mudar o futuro desse lugar. Com a ajuda de Anna Valerious, com ancestrais em comum ao vampiro, e Carl, um religioso, ele tentará com todas as suas forças se livrar dessa força maligna que tem tudo para se proliferar. Com referências claras à obra de Bram Stoker, O Conde Drácula, ao livro de Robert Louis Stevenson, O Médico e o Monstro, à história de Victor Hugo, O Corcunda de Notre Dame, e ao mito do Lobisomem o enredo é extremamente fiel aos vampiros e às demais criaturas.
Com vários filmes do mesmo estilo que esse, Sommers pode passar totalmente despercebido, dentre seus trabalhos mais conhecidos estão: “Tentáculos” (1998), “A Múmia” (1999), “O Retorno da Múmia” (2001), e, mais recentemente “G. I. Joe – A Origem de Cobra” (2009). Seu trabalho não possuí nenhuma grandeza e seu roteiro, apesar de interessante, é bem enrolado. O que chama mesmo a atenção são aspectos como os efeitos, a fotografia, a edição de som, a maquiagem para criar tantos monstros lendários com tanta fidelidade e a ótima trilha sonora no sempre destacável Alan Silvestri. Com nada de interessante no currículo, além do musical "Moulin Rouge – Amor em Vermelho" (2001), Richard Roxburgh é um péssimo Conde Drácula, apesar de condizer totalmente com o esperado do original sua atuação é fraca e acaba chamando menos a atenção do que deveria; com pequenas participações no mesmo musical de RoxBurth, e excelente atuação nos últimos filmes da Série “O Senhor dos Aneis” (2003/2004), David Wenham é um Carl sem muito a se falar, a não ser que é ele quem nos proporciona as melhores cenas cômicas ao longo da trama; não gosto muito de Kate Beckinsale, acho ela super caricata em todos os filmes e ela não sabe se diferenciar de um para outro, como Anna a coisa não muda nadinha; já não posso dizer o mesmo de Hugh Jackman, não acredito que ele seja um grande ator, mas é um ator mediano que consegue satisfazer em todos os seus trabalho.
Adaptar a história de Drácula nunca é fácil, talvez a idéia de trazer outros personagens clássico desse estilo tenha sido a grande idéia do diretor e roteirista, aliado ao fato de não ser apenas uma luta entre vampiros e lobisomens em uma grande produção é que faz desse filme algo suportável para quem gosta de um gênero totalmente fantasioso. Esse é aquele tipo de filme para se assistir apenas uma vez com concentração apenas por sua certa originalidade.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

2 comentários:

  1. Adorei ver Kate Beckinsale neste filme. Que bom trabalho, eu a vi em Anjos da Noite - Guerras de Sangue, é umo dos grandes filmes sobre vampiros, estava radiante e espetacular, recomendo que a vejam . É uma historia cativante que nos mantêm presos no sofá. Eu adorei.

    ResponderExcluir
  2. QUE COMENTÁRIO HORRÍVEL! Então ninguém presta!?? Paraaaaa po!

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de: