segunda-feira, 23 de abril de 2012

326. RATATOUILLE, de Brad Bird e Jan Pinkava

Literalmente uma das animações mais saborosas do ano.
Nota: 9,2


Título Orginal: Ratatouille
Elenco: Patton Oswalt, Ian Holm, Lou Romano, Brian Dennehy, Peter Sohn, Peter O’Toole, Brad Garret, Janeane Garofalo
Produção: Brad Bird, John Lasseter, Andrew Stanton, Galyn Susman
Roteiro: Brad Bird, Jan Pinkava, Jim Capobianco, Emily Cook, Kathy Greenberg, Bob Peterson
Ano: 2007
Duração: 111 min.
Gênero: Animação / Comédia

Remy é um rato diferente dos outros, não quer comer os restos, quer saboreá-los e, se possível, prepará-los para deixá-los mais gostosos. Eis que surge sua chance para se tornar um típico chefe de cozinha em Paris: o jovem Linguini está trabalhando como ajudante em um famoso restaurante, quando ele estraga uma sopa e Remy a concerta todos pensam que foi o rapaz que preparou aquele prato maravilhoso. A partir daqui o rato e o rapaz irão conviver em harmonia para fazer do restaurante um dos melhores da Cidade Luz.


Diretor de “Os Simpsons” (1990-1991) e “Os Incríveis” (2004), Brad Bird não é nenhum gênio da animação, mas já tem dois Oscars (filme de animação com os dois citados anteriormente) e duas indicações de melhor roteiro (nos mesmos filmes). Com alguns trabalhos para se orgulhar, Jan Pinkava só dirigiu esse e um curta metragem vencedor do prêmio da academia “Geri’s Game” (1997). Nesse filme a dupla não decepciona em momento algum, fazendo dessa animação tudo aquilo que se espera de um bom filme: um roteiro original maravilhoso com ótimas cenas, um edição espetacular dando mais beleza ainda à Paris, uma edição de som que, aliada a trilha sonora, deixa o filme mais tranquilo e delicioso ainda. Falando em trilha sonora, me volto novamente a Michael Giacchino, como já disse um dos compositores mais versáteis por conseguir ser sempre tão bom em gêneros tão distintos, aqui ele nos proporciona a maravilha do que se espera de uma trilha sonora em um filme que acontece na França, aqueles ritmos caricatos que nos levam direto para o ambiente de uma das cidades mais conhecidas e desejadas do mundo, além é claro de deixar claro que esse filme sobre comida se passa em uma referência gastronômica mundial.


Animais e homens em harmonia é o típico filme de animação. Isso aqui é Disney, e é óbvio que sendo assim esses dois viverão em perfeita felicidade, com uma ou outra briga que irá afastá-los mas eles serão unidos por algo muito maior, aqui a paixão pela comida. Saber tudo isso, e de fato tudo isso se realizar não torna esse filme algo chato ou repetitivo, muito pelo contrário, de tão bom e bem feito que ele é nem chegamos a reparar que algumas cenas vistas nele estão em outras várias animações da produtora. O filme ganhou um Oscar e foi indicado a outras quatro categorias, ainda levou nove prêmios no Annie Awards (o Oscar da animação), o BAFTA, o Globo de Ouro e o Sindicato dos Produtores de melhor filme animação e o Grammy pela trilha sonora.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: