segunda-feira, 5 de março de 2012

372. CAPOTE, de Bennett Miller

A história de Truman Capote é como seus filmes: perturbadora e fantástica.
Nota: 9,1



Título Original: Capote
Diretor: Bennett Miller
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins Jr., Chris Cooper, Bruce Greenwood, Bob Balaban, Amy Ryan, Mark Pellegrino, Allie Mickelson, Marshall Bell, Araby Lockhart, Robert Huculak.
Produção: Caroline Baron, Michael Ohoven, William Vince
Roteiro: Dan Futterman, baseado em livro de Gerald Clarke
Duração: 98 min.
Ano: 2005
Gênero: Drama / Biografia

CONFIRA O TRAILER DO FILME:


          Trumman se tornou Capote apenas quando foi oficialmente adotado pelo padrasto. Sua vida foi bastante conturbada devido a mudanças, dúvidas sexuais, o vício sexual do pai e o suicídio da mãe. Quando adulto já não tinha mais dúvidas algumas quanto à sua homossexualidade, no entanto a vida continuou cheia de problemas: era viciado em vários tipos de drogas e bebidas alcoólicas, além de ter errado quando resolveu seguir uma vida regada à companhias, as quais ele considerava fantásticas e gastou seu dinheiro em muitas festas e regalias inúteis. Dentre suas maiores amizades famosas estava Marilyn Monroe.
          Dentre os dois maiores momentos de Capote temos o romance sobre a prostituta Holly, Breakfast at Tiffany's (no Brasil ficou conhecido como "Bonequinha de Luxo" quando a atriz Audrey Hepburn a interpretou no cinema), e em um momento mais negro de sua vida (não que o outro livro não tenha seu lado negro) ele escreveu um livro decisivo para sua carreira e para a história da literatura, "A Sangue Frio" fala sobre o massacre de uma família por dois jovens rapazes. Este foi um dos precursores no que se tornou o romance não-ficção, ou seja, histórias reais "romancisadas", além disso o livro vendeu tal qual água e tornou o autor mais celebre a adorado pelo leitos quanto ele já havia sido. O filme gira em torno da criação dessa obra e de como as pessoas reagiam sobre os assassinatos.
          Mas o filme gira, sobretudo, em torno de Truman Capote, e aqui ele é interpretado com uma maestria divina pelo quase irreconhecível Philip Seymour Hoffman. Podemos comparar sua interpretação impecável com a de Meryl Streep em "A Dama de Ferro", e não o faço pelo simples fato de ser fã dela, mas por que ambos interpretam personagens de nossa história que marcaram sua época de suas formas próprias: Hoffman também se entrega e consegue atingir os gestos e a fala de Capote com uma eficiência inigualável (a voz do escritor era aquele tipo afeminado e eternamente infantil), como Streep, Hoffman se transforma em Capote e é difícil vermos alguma coisa do ator durante o filme, está certo que Streep não possui semelhança nenhuma com a premiê inglesa, mas o fato de o ator ser parecido com Truman em alguns aspectos isso não lhe torna menos irreconhecível. Miller dirigi esse filme com muita cautela e tira o máximo possível escolhendo os ângulos perfeitos de Hoffman, aliás esse filme é do ator e não precisaria de mais nada, o que difere "Capote" de "A Dama de Ferro" é exatamente isso: o filme é fantástico, não apenas a atuação, mas o conjunto todo. Em fim, o filme possuí defeitos, mas suas correções não são necessárias de forma alguma.
          Truman Capote foi um homem difícil, não que ele fosse mal compreendido pela sociedade, ele que não compreendia que sua vida não era tão terrível a ponto de ser necessário o uso de drogas e bebidas para que ele levasse sua sobrevivência a diante, o seu problema era achar que ele era tão importante para tantas pessoas no mundo sendo que ele era apenas mais uma engrenagem nessa história que formou a humanidade. "Capote" é um filme perturbador, que acompanhará quem o assistiu por um bom tempo a fim de entender a personagem e suas obras.
          O filme foi indicado a quatro Oscars, ganhou apenas a atuação meressidíssima de Hoffman. Indicado a quase outros cem prêmios venceu cinquenta, dentre esses 22 foram para Hoffman, dos quais podemos citar o BAFTA e o Globo de Ouro.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: