sexta-feira, 9 de março de 2012

368. QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO, de Danny Boyle

A desgraça da vida real de um indiano prestes a ficar milionário não poderia ser mais descontraída e gentil.
Nota: 9,7


Título Original: Slumdog Millionaire
Direção: Danny Boyle          
Elenco: Dev Patel, Saurabh Shukla, Anil Kapoor, Rajendranath Zutshi, Freida Pinto, Irrfan Khan
Roteiro: Simon Beaufoy e Vikas Swarup (romance)
Ano: 2008
Duração: 120 min.
Gênero: Drama / Romance / Comédia


CONFIRA O TRAILER DO FILME:


Jamal está em um programa de televisão prestes a ganhar 20 milhões de rúpias (o que representaria mais ou menos um milhão de reais), o problema é que o rapaz veio de uma família muito, mas muito pobre, e agora paira a dúvida de como ele pode estar respondendo todas essas perguntas corretamente. O filme mescla a atualidade de Jamal com os outros anos de sua vida, os quais ele viveu intensamente para tentar sobreviver na Índia, e é dessa sobrevivência que ele tira todas as suas respostas.
Boyle veio de filmes nada interessantes como “A Praia” (2000) e “Sunshine – Alerta Solar” (2007), e foi para um excelente filme em 2010, “127 Horas”, falo desse último pelo fato de o filme contar apenas a história de um homem que fica 127 horas com o braço preso entre duas rochas, e Boyle, junto com o ator James Franco, faz do filme algo bem menos monótono do que podemos esperar. Em “Quem quer ser um Milionário” ele faz algo parecido, é difícil dizer por que o filme é tão bom, mas ele é. É um filme extremamente bem feito, tecnicamente falando, os atores são bons e não decepcionam, e a trilha sonora de A. R. Rahman é algo inimaginável. Vencedora do Oscar, a trilha é tipicamente indiana, ele mescla o clássico da cultura desse país incrível com uns sons mais contemporâneos e deixa as músicas espetaculares, todos aqueles que tiverem oportunidade de comprá-la, abaixá-la ou sei lá, façam-na, por que ela é surreal.


Aqui não temos interpretações fantásticas, mas temos interpretes competentes que não vieram para fazer algo ruim, muito pelo contrário, Dev Patel interpreta Jamal, uma personagem com muito para ser aprofundada, mas aqueles mocinhos bobos dos quais temos raiva, de forma que apenas desejamos a ele que consiga ganhar logo esse dinheiro e poder viver feliz a sua vida. Ao lado dele esta a nada grandiosa Freida Pinto,mas ela consegue demonstrar como a maior parte das mulheres são vistas na Índia: submissas, obedientes e que jamais enfrentarão os homens. Temos também o veterano ator amado na Índia, Rajendranath Zutshi, que interpreta o apresentador do programa de forma tão boa que o odiamos do começo ao fim.
Não existem motivos que possam ser descritos aqui para expressar o quanto esse filme é bom, apesar de todas as cores, típicas da Índia, ele é um filme simples, mas que consegue nos cativar a cada instante. Cenas engraçadas como o garoto literalmente na merda ou a cena da pimenta e cenas tristes como o que fazem aos garotos para se lucrar mais ou a cena em que Jamal ainda criança descobre quem está na nota de cem dólares, jamais saíram de nossa cabeça, muito menos o final onde eles dançam ao som de “Jai Ho”, e tornam esse filme algo excelente. A vida de Jamal não possui nada de interessante, afinal ele sofreu muito como qualquer outro, e não é isso o que se quer ver no cinema, mas a forma como esse filme mostra essa vida é de uma forma descontraída, anima e muito inteligente.
O filme foi indicado a dez Oscar e venceu oito:
Indicado: Canção Original (O Saya) e Edição de Som.
Prêmios: Fotografia, Direção, Edição, Trilha Sonora, Música Original (Jai Ho), Mixagem de Som, Roteiro, Filme.
Além do Oscar o filme foi indicado a 11 BAFTA e levou sete; venceu o prêmio do sindicato dos diretores; vence 4 Globos de Ouro; venceu dois Grammy; o prêmio do Sindicato dos Produtores, venceu o prêmio do sindicados dos atores na categoria de melhor elenco dentre outros dezenas de prêmios de críticos americanos, ingleses, franceses.



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: